domingo, 5 de junho de 2011

Pensamento eco-sistêmico e as questões da diversidade
                Não podemos continuar educando com procedimentos do passado sendo que os nossos alunos vivem no amanhã (nativos digitais). Toda a educação deve ser construída a partir do que acontece no presente, mas com um olhar voltado para o futuro, tendo como referência uma nova compreensão da realidade e da dinâmica da vida. A escola, o lugar tradicional dedicado ao ensino e à aprendizagem, tem que introduzir a comunicação digital, para formar cidadãos capazes de aceitar a diversidade, convivendo com as diferenças e estabelecendo relações cordiais com a diversidade cultural.

domingo, 22 de maio de 2011

Educação e Comunicação


                A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional. O estudo da comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior.
             A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento. A escola, o lugar tradicionalmente dedicado ao ensino e à aprendizagem, à transmissão de informações, tem que introduzir a comunicação.
            A educação pela comunicação forma cidadãos para uma sociedade em que a informação e o conhecimento valem cada vez mais.
            A educação apoiada pelas novas tecnologias digitais foi enormemente impulsionada assim que a banda larga começou a se firmar, e a internet passou a ser potencialmente um veículo para a comunicação a distancia.
            A EaD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Esse tipo de aprendizagem não é mais uma alternativa para quem não faz uso da educação formal, mas se tornou uma modalidade de ensino de qualidade que possibilita a aprendizagem de um número maior de pessoas.
           Atualmente, a educação a distância possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formar de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos. Aprender a conviver diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de aceitar a diversidade, conviver com as diferenças, estabelecer relações cordiais com a diversidade cultural respeitando-a e contribuindo para a harmonia. O sucesso da educação sempre foi em envolver os alunos, independentemente se ele estiver num ambiente virtual, presencialmente ou de forma semipresencial.
            A educação a distancia é algo maravilhoso. Através dela o homem passa a conhecer mais o mundo e a si próprio. A sua evolução é guiada pelo avanço da arte e de se comunicar e, a cada era, novas formas são fomentadas, processos se alteram e ferramentas são criadas.